Ligação e E-mail de Cobrança de Outra Pessoa

Você já recebeu Ligação e E-mail de Cobrança de Outra Pessoa? Sabia que essa prática é contra a lei? Saiba o que fazer nesses casos.

🔷 Caso você queira conferir esse conteúdo em vídeo, basta clicar neste link.

Sabemos que o uso de dados para a realização de cadastros é importante.

Além disso, é possível se beneficiar do uso dessas informações para oferecer assistência aos clientes.

Porém, o que não é agradável é receber ligações e e-mails de cobranças em nome de outra pessoa. Além disso, receber essas interações quando você já informou para a empresa que o dado pessoal não é da pessoa que eles procuram.

No entanto, mesmo que comum, ela é inadequada.

Isso porque essas cobranças indevidas acontecem pelo cadastro desatualizado das empresas.

De acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), a empresa deve manter os dados dos clientes atualizados.

Aliás, caso você tenha dúvidas a respeito da LGPD, confira no seção especialmente dedicada a ela.

Dessa forma, é direito do titular dos dados que as informações que estejam no banco de dados da empresa digam respeito a ele e estejam corretas, evitando essa perturbação indevida.

Além disso, o CDC (Código de Defesa do Consumidor), garante ao consumidor o direito de ter seus dados sempre atualizados e, caso não estejam, que haja a sua correção no prazo de cinco dias úteis.

Ou seja, em um cenário em que você recebeu essas cobranças indevidas, a empresa deveria ter procedido a correção no prazo de cinco dias úteis.

Então, o que fazer?

Considerando que você já entrou em contato com a empresa e, mesmo assim, não houve a solução do seu caso, você pode tentar outras medidas.

Em primeiro lugar, seria o contato com o Procon, apresentando uma reclamação contra a empresa.

Em segundo lugar, você pode entrar com uma ação contra a empresa, para que parem de entrar em contato, junto à indenização pelos danos morais causados.

Importante lembrar que, independentemente do caso, é necessário guardar as provas e tentativas de contato com a empresa.

Você sabia dessas possibilidades de resolver seu problema? Nos conte aqui embaixo.

Escritório de Advocacia Em Londrina

Somos um escritório de advocacia em Londrina especializado em direito civil, digital, empresarial e tributário.

Caso precise de auxílio, estamos à disposição.

Entre em contato.

12 respostas para “Ligação e E-mail de Cobrança de Outra Pessoa”

  1. Bom dia recebo cobranças diariamente indevida, a cada uma hora fazem ligação de cobrança!! Um funcionário que deve para o banco, e não param de me ligar, me atrapalha com atendimento de clientes , na execução de serviços que não posso atender o telefone podendo ocorrer algum acidente!!! Que eu faço?

  2. Há cerca de 1 ano venho recebendo ligações de cobrança de outra pessoa. Cada vez que falo que não existe ninguem com este nome, o volume de ligações de cobrança dobram. Já recebi 50 ligações de cobrança de outra pessoa num mesmo dia só porque não falei que era o sujeito. Os SMS eu guardei todos aqui. Já não sei mais o que faço. Sou cadeirante provisória por ter me acidentado gravemente e as dores que sinto são insuportáveis e ainda ficam me ligando. Preciso entrar com alguma ação contra o banco que cobra este indivíduo ?

  3. Meu marido recebe E-mail direto da Edp cobrando uma conta com o nome de outra pessoa ele já mandou mensagem falando q não conhece a pessoa,e eles tinha parado agora voltou dinovo a mandar mensagem o que nós podemos fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.