o que é mvp

O Que é e Como Desenvolver um MVP?

O que é e como desenvolver um MVP?

O Produto mínimo viável, conhecido pela sigla MVP (Minimum Viable Product), é uma sequência de teste que possui a finalidade de validar um protótipo no mercado. Dessa forma, é possível desenvolver um modelo de negócio sustentável, isto é, que dê lucros.

Como posso realizar um MVP lucrativo?

Por meio do ciclo 3 – 3 – 3:

  •          três MVPs
  •         3 semanas
  •         três feedbacks por MVP

Coloque o seu protótipo no mercado e durante uma semana capture 3 feedbacks de pessoas que compraram o mínimo produto viável. Feito isto, altere seu produto de acordo com os feedbacks fornecidos e lance-o novamente ao mercado. 

Repita esse processo três vezes. Ao final dessa sequência, você conseguirá desenvolver um produto que tenha retorno financeiro e, assim, seu MVP começará a se tornar um projeto. 

o que é um MVP?
O que é um MVP? Confira os seus ciclos acima.

Como posso visualizar o MVP na prática? 

Imagine que o você deseja construir uma Hamburgueria no centro da sua cidade. O que precisa fazer? 

Em primeiro lugar: valide sua hipótese de que criar uma hamburgueria é lucrativa. Como? Fazendo hambúrgueres para pessoas próximas com baixo preço e pedindo que eles deem um feedback

Em segundo lugar: faça modificações do produto com os feedbacks recebidos e uma pesquisa de mercado em sua região para saber:

  • quais Hamburguerias possuem altos índices de venda; e
  • qual seria a metodologia para obter esse retorno financeiro de seus concorrentes.

Terceiro: lance seu produto novamente com as devidas alterações e depois recolha os feedbacks e altere o produto de acordo com que as pessoas dizem sobre ele.  Após essas realizações, repita esse processo mais uma vez e, assim, terá um MVP.

Consigo transformar meu MVP em um negócio? 

Sim, quando realizar o ciclo 3 – 3 – 3 para criar seu MVP lance-o no mercado para conseguir captar recursos financeiros.

Assim, quando conseguir esse recolhimento, terá um projeto: momento em que o seu produto tem retorno financeiro

Dessa forma, quando seu projeto começar a fornecer lucros,  terá um negócio.  Este indicará o momento em que seu produto possui aptidão em um fornecer fluxo de caixa o suficiente para que a empresa consiga se auto sustentar de modo que não haja mais a necessidade de injetar dinheiro para a sobrevivência do empreendimento. 

Além disso, essa autonomia da instituição permite que o idealizador do modelo de negócio possa fazer aportes  financeiros do caixa para uso próprio. dito isto, este é o momento em que o MVP começa a aumentar o patrimônio daqueles que o criou. 

Em seguida, o negócio consegue verbas monetárias o suficiente para criar outros pontos de venda.

Com efeito, se torna uma empresa de maneira progressiva uma vez que o modelo de negócio  seu produto  começa a desenvolver um processo repetitivo, replicável e escalável. 

Assim, haverá mais rendimentos devido ao crescimento de vendas, resultando, dessa forma, uma alta captação financeira. 

etapas da formação de uma empresa
Etapas de Formação de Uma Empresa

Sobre Nós: Escritório de Advocacia em Londrina especializado em Direito Digital

Se você está passando por essa situação, estamos à disposição.

Somos um escritório de advocacia em Londrina especializado em direito civil, digital, empresarial e tributário. Nossos advogados atendem em Londrina e em todo o país.

Entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.