loja virtual endereço físico

Loja virtual: preciso de endereço físico?

Loja virtual: preciso de endereço físico?

Loja virtual é a nova tendência nas relações de consumo. Nesse sentido, a pandemia fez com que essa prática do mercado se tornasse algo mais comum. 

Além disso, caso você se interesse pelo tema, não deixe de conferir nossa seção dedicada às lojas virtuais. É só clicar aqui.

Ultimamente, surgiram muitas empresas online e, como consequência, vem aquela dúvida: Preciso de endereço físico para montar uma loja virtual? 

Sob o mesmo ponto de vista, essa dúvida é muito comum quando se quer criar um comércio eletrônico e a resposta é não.

 Uma loja virtual não precisa ter um endereço físico para ser formada , isto é, um estabelecimento físico não é necessário para quem empreende apenas no online.  

Quais regras preciso seguir para montar uma loja virtual?

Comércios que são nativos digitais precisam seguir algumas orientações que são elaboradas pela lei. Um exemplo disso seria fornecer o acesso à informação de forma fácil.

Se você quiser saber quais são as outras recomendações, é possível vê-las clicando aqui. 

Crie um endereço fiscal para montar um comércio eletrônico/loja virtual

A plataforma eletrônica precisa de um endereço fiscal, por mais que não tenha que ter uma estrutura física para começar o negócio.

Em outras palavras, o endereço fiscal é o lugar onde você receberá questões relacionadas ao fisco e à contabilidade da empresa.

Assim, esse endereço é muito importante para montar o seu comércio eletrônico. Desse modo, ele tem o objetivo de cuidar de assuntos como por exemplo: 

  • Burocracias; 
  • Departamentos jurídicos; 
  • Contabilidade. 

O que uma loja virtual precisa ter?

Em primeiro lugar, ela deve ter um site de vendas que demonstre transparência e informações acessíveis sobre o(a): 

  • Produto e o serviço;
  • Fornecedor; 
  • Transação realizada. 

Dessa forma, a plataforma segue as orientações da lei.

Além disso, gera um loja virtual rentável, visto que fornece mais informações do produto ao consumidor.

Entre outros, só para complementar, o próprio crescimento do e-commerce é um caso de rentabilidade, uma vez que saltou de um faturamento de R$ 0,5 bilhões ao ano em 2001 para R$38,8 bilhões de lucro no 1º semestre de 2020. 

Você tem alguma dúvida sobre lojas virtuais e suas questões jurídicas? Se sim, entre em contato conosco para ter maiores esclarecimentos.

Além disso, confira nossos outros conteúdos do blog, basta você clicar aqui. 

Sobre Nós: Escritório de Advocacia em Londrina especializado em Direito Digital.

Somos um escritório de advocacia em Londrina especializado em direito civil, digital, empresarial e tributário.

Nossos advogados atendem em Londrina e em todo o país.

Entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.