Durante esses momentos de desemprego, muitas pessoas que fizeram o financiamento de um carro precisam devolvê-los. Por conseguinte, a devolução de veículo acontece porque muitos compradores não conseguem pagar as parcelas do automóvel. Sendo assim, uma das saídas é devolver o carro para o banco, por exemplo. Contudo, um caso intrigante pode chamar atenção: queria devolver o veículo, mas o banco recusou receber o carro financiado: e agora? o que Joana pode fazer?
Quis devolver carro financiado mas o banco se recusou a receber
Em primeiro lugar, a instituição financeira deve aceitar o veículo uma vez que o consumidor deseja cumprir sua responsabilidade. Ainda mais, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) exige que ocorra a devolução, por exemplo, do carro (bem móvel).
No entanto, Se o banco recusar, você deve:
- Provar que a instituição financeira recusou o retorno do carro; Em seguida,
- Você pode fazer o que chamamos de depósito em juízo do carro; ou
- É possível também Fazer uma ação de rescisão contratual cumulada com pedido de devolução do carro.
Só para complementar, se você tiver interesse em conhecer mais sobre nossos conteúdos, não deixe de conferir nossos textos relacionados a este, clique aqui.
À vista disso, tem um texto que fala sobre como devolver o carro de forma amigável, se quiser saber mais clique aqui.
Entre outros, só para finalizar, o banco não pode recusar veículo sem justificativa. Por conseguinte, caso ele recuse, você deverá entrar em processo. Desta maneira, é possível que ocorra a devolução do carro.
Ademais, a instituição financeira deverá pagar custos do processo e honorários do advogado fixados em 15% (quinze por cento) do valor atualizado da causa, como diz o Tribunal de Justiça de São Paulo.
Veja também nosso Resumo que explica o que se deve fazer em caso de contrato de financiamento
ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA EM LONDRINA
Somos um escritório de advocacia em Londrina especializado em direito civil, digital, empresarial e tributário.
Caso precise de auxílio, estamos à disposição.