Spin-off de empresa: o que é?
Você já ouviu falar do termo Spin-off? Este termo é muito utilizado no mundo do empreendedorismo. Aliás, muitas Startups usam este método para alavancar (crescer) os negócios e favorecer os lucros. Dito isto, é normal empresas usarem o termo “spinofar” o que significa que está na hora da empresa fazer um spin-off?
O que é uma empresa spin-off?
Em primeiro lugar, spin-off é uma empresa que nasceu por meio de um grupo de pesquisa de uma universidade ou de uma empresa. Sendo assim, ela nasceu a partir de uma ideia inovadora a qual tem altas possibilidades de crescimento no mercado.
Entre outros, muitas vezes as empresas estão focadas em um plano de ação específico para a sua linha de produtos principal. Dessa maneira, para não atrapalhar o “andar da carreata” do negócio principal, ela cria uma outra empresa para desenvolver essa nova ideia. Seja como for, este acontecimento é o que chamamos de spin-off ou “spinofar”
Só para exemplificar, é como se a Startup fosse a “empresa-mãe” a qual já tem um plano de negócios bem estruturado. Contudo, durante a realização do plano, pode aparecer aquele “filho prodígio”, isto é, aquele produto de destaque. Dessa maneira, para não sair do plano principal, a Startup cria uma outra empresa para desenvolver melhor o filho de destaque.
Nesse sentido, muitas pessoas dizem a seguinte frase: a mesma isca lançada para pescar uma sardinha às vezes pesca um tubarão?
Assim, isso significa que no andamento do plano de negócios, aquele produto/serviço que não era o “carro chefe” da empresa, na verdade, pode ser “a menina dos olhos” do seu empreendimento.
Qual a diferença entre spin-off e Startup?
Primeiramente, ambos nascem a partir de uma ideia inovadora. Mas, cada um nasceu em pontos diferentes da história, ou seja, a startup veio de uma estrutura do zero e com falta de experiência. Já a spin-off derivou de uma estrutura herdada de sua empresa-mãe. Por conseguinte, possui mais desenvoltura nos processos e mais experiência no mercado.
Quais são as vantagens de uma empresa spin-off?
Em primeiro lugar, ela abre novas portas para o mercado uma vez que fornece:
- Um novo nicho de mercado;
- Consegue expandir o seu negócio;
- Possui baixo investimento visto que a empresa-mãe fornece todos os insumos.;
- Consegue ter uma equipe menor com o objetivo de ter mais atenção com eles, o que acarreta em um crescimento mais rápido do negócio; além disso,
- Tem a estratégia financeira que é a possibilidade de captar recursos para o crescimento da ‘geração de valor’ que a empresa fornece aos acionistas.
Quanto ao mais, tanto a startup como o spin-off vão ter planos de negócios específicos para atrair aquilo que chamados de ‘mercado seed’, ou seja, trazer investidores anjos para investir na empresa e fazer com que ela cresça de forma mais rápida
Como criar uma empresa Spin-off?
Antes de mais nada, você precisa:
- Escolher o seu produto ou serviço que está crescendo de maneira não esperada e que ele não seja o “carro-chefe” do seu negócio; em seguida,
- Faça uma análise de mercado como por exemplo pesquisas de nicho para entender as necessidades dos clientes. Dito isto,
- Desenvolva um MVP para testar a validade do seu produto ou serviço. Aliás, caso tenha dúvidas em como fazer uma MVP, clique aqui;
- Depois disso, Faça um gerenciamento do projeto, isto é, estabeleça objetivos e metas para orientar as suas atividades durante o dia; entre outros,
- Escolha uma equipe eficiente: pessoas experientes do negócio principal.
E você? já teve que “spinofar” a sua empresa? comenta aqui.
Aliás, caso tenha interesse, veja nossos outros conteúdos, clique aqui.
SOBRE NÓS: ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA EM LONDRINA ESPECIALIZADO EM DIREITO EMPRESARIAL
Se você está passando por essa situação, estamos à disposição para auxiliá-la.
Somos um escritório de advocacia em Londrina especializado em direito civil, digital, empresarial e tributário.
Nossos advogados atendem em Londrina e em todo o país.