Investidor pode se tornar sócio da empresa?
Aportar dinheiro em empresas é muito comum na área dos negócios, principalmente quando falamos em crescimento dessas organizações. Dito isto, um caso recente demonstra esse cenário como exemplo em que a empresa chamada Berkshire Hathaway, cujo dono é o Warren Buffet, investiu uma quantia grande na empresa brasileira chamada Nubank. Desse modo, posso dizer que se investir em startup: torna-se sócio da empresa?
Investidor pode se tornar sócio da empresa?
Antes de tudo, a resposta é depende. Isto acontece porque a lei define que algumas modalidades de investimentos não fazem com que o investidor se torne sócio da empresa. Sendo assim, essas modalidades de investimento são as seguintes:
Dessa maneira, a lei estabelece que o investidor se torna sócio da empresa apenas quando o contrato feito entre ele a startup se converte em participação societária. Em outras palavras, a startup define quando o investidor pode se tornar sócio.
Entre outros, vale dizer que nem sempre a pessoa vai fazer parte do quadro – societário, isso é algo que deve ser muito bem conversado entre investidor e empresa.
Ainda mais, existem os fundos de investimentos os quais são um local onde vários investidores investem. Neste caso, a lei ainda não estabeleceu como isso vai acontecer, em relação à participação da empresa. Contudo, ela (a lei) delegou essa função para a comissão de valores mobiliários (CVM).
O investidor da Startup pode votar na administração da empresa?
Em primeiro lugar, a resposta é não. Nesse sentido, como não é sócio da empresa, ele também não tem o direito de interferir na administração dela.
Além disso, caso a startup venha a ter dívidas ou precisar de uma recuperação judicial, o investidor não pode ser prejudicado, uma vez que não faz parte do quadro societário da organização.
Contudo, isso não é regra. Caso a startup venha a cometer algum crime, como por exemplo fraudar algo ou fazer uma simulação, neste caso, o investidor fica responsável por responder pelos atos junto com a empresa.
E você? Já se deparou com uma situação dessa? Além disso, sentiu alguma dúvida sobre este tema: “Investidor pode se tornar sócio da empresa?” Comente aqui.
Aliás, caso tenha interesse, veja nossos outros conteúdos do blog, basta clicar aqui.
SOBRE NÓS: ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA EM LONDRINA ESPECIALIZADO EM DIREITO EMPRESARIAL
Somos um escritório de advocacia em Londrina especializado em direito civil, digital, empresarial e tributário.