Vantagens e desvantagens da joint venture

Vantagens e desvantagens da joint venture

Vantagens e desvantagens da joint venture, você sabe quais são elas? neste texto vamos falar um pouco sobre o que significa este termo. 

O que é joint venture? Exemplos.

Joint venture no Brasil está se tornando algo cada vez mais praticável. Nesse sentido, exemplos deste tipo de estratégia são Joint venture boeing embraer e a joint venture wiz com a BRB. Mas, afinal de contas, o que significa joint venture? 

Joint venture: o que é?

Antes de mais nada, a definição de joint venture está voltada para áreas de negócios. Sendo assim, Joint venture significa um acordo entre duas ou mais empresas que trabalham em nichos iguais ou diferentes. 

Dito isto, este acordo tem o objetivo de que as duas empresas unem esforços para conseguir algo que ambas desejam. No entanto, vale dizer que cada empresa continua trabalhando com seu negócio principal. 

Isto posto, é como se este acordo fosse um projeto em que duas ou mais instituições têm como meta em comum. Sendo assim, elas unem esforços para alcançá-la. Além do mais, Joint venture pode ser definida como: 

  • Joint venture contratual: união de empresas para criar algo específico em que não há a construção de uma nova empresa. Desse modo, é um contrato de parceria. 
  • Joint venture societária: união de empresa (‘A’ e ‘B’) para criar algo específico em que há a construção de uma nova empresa (‘C’). Esta fica responsável por executar tarefas para chegar no objetivo principal. Sendo assim, a empresa ‘C’ tem objetivo de alcançar as metas de seus sócios que são empresa ‘A’ e empresa ‘B’.

Isso são acordos de joint venture. Além do mais, eles possuem vantagens e desvantagens. 

Vantagens e desvantagens da joint venture

Os benefícios da joint venture são os seguintes: 

  1. Com a união de empresas, ocorre a conexão de novos conhecimentos e experiências. Isso agrega valor para todos os envolvidos; 
  2. Acesso a novos recursos como, por exemplo, mais pessoas com habilidades diferentes, o que pode complementar a realização do projeto;
  3. Há uma redução de custos, visto que eles são distribuídos entre as partes; devido a isso é possível
  4. Investir dinheiro para aumentar a oferta do produto; fora isso, há uma 
  5. Maior competitividade no mercado. 

Contudo, existem também algumas desvantagens da joint venture nas quais são:

  1. Pode ocorrer um confronto entre os times de cada empresa, uma vez que a cultura de ambas são completamente diferentes. Sendo assim, pode acontecer baixa cooperação e baixa integração entre os membros; 
  2. Conflito na tomada de decisão, visto que no contrato de joint venture não se estipulou quem seria responsável por cada coisa dentro do projeto; 
  3. Com o aumento do número de membros, a comunicação pode não ficar muito clara, o que prejudica no entendimento dos objetivos da joint venture; 

Em suma, essas desvantagens podem facilmente ser evitadas, basta ter uma boa gestão e uma boa comunicação entre as empresas antes de realizar o contrato de joint venture. 

Sendo assim, é essencial a participação de um advogado neste acordo, visto que ele pode sugerir várias maneiras de evitar futuros problemas. Inclusive, pode ajudar a celebrar o contrato de joint venture de maneira mais segura. 

Você tem alguma dúvida em relação a contrato de joint venture? Entre em contato conosco para podermos orientá-lo. 

Além do mais, caso você tenha interesse, não deixe de conferir nossos outros conteúdos do blog, basta clicar aqui. 

Sobre Nós: Escritório de Advocacia em Londrina especializado em Direito Empresarial

Somos um escritório de advocacia em Londrina especializado em direito civil, digital, empresarial e tributário.

Nossos advogados atendem em Londrina e em todo o país.

Entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.