Posso vender como pessoa física na internet?
Dúvida recorrente entre alguns lojistas, ou mesmo entre aquelas pessoas que desejam começar a empreender, será respondida nesse texto. Afinal, eu posso vender como pessoa física na internet?
Se você vende produtos online, ou quer começar, esse post é para você.
Então, continue lendo para mais detalhes.
Vendas online
Como sabemos, a internet se tornou terra fértil para aqueles que desejam começar um negócio.
Isso pois, sem gastos com uma loja física, o empreendedor consegue investir melhor seu capital. Muitas das vezes, tudo que ele precisa é um computador e um local para armazenar seu estoque.
No texto de hoje vamos falar mais especificamente de um assunto que gera muitas dúvidas: eu preciso, obrigatoriamente, de um CNPJ para vender na internet?
A resposta é não. Mas, como veremos a seguir, muitas vezes esse registro beneficia o empreendedor.
Vamos lá.
Se você, que lê esse texto, deseja vender um sapato que está parado no seu armário, por exemplo, poderá anunciá-lo em algum site como Mercado Livre, Enjoei, entre outros.
Para isso, você não precisa de um CNPJ, podendo fazer a venda como pessoa física mesmo.
Isso pois essa única venda não caracteriza habitualidade, ou seja, não te torna um lojista. Você vendeu um único item, que até então, era seu.
Mas fique atento: caso você queira empreender, vender uma grande quantidade de produtos, buscando lucro, você precisa ter um CNPJ.
Afinal, quem vive do comércio precisa ser empresário.
Vantagens de vender como pessoa jurídica
Agora você pode se perguntar: e tem alguma vantagem em ter que pagar impostos?
Bom, sim. Por mais que ninguém goste de ver parte de seus ganhos serem destinados à Receita Federal, o pagamento desses impostos garante a continuidade de seus negócios.
Isso pois, caso o Fisco perceba que você não recolhe os tributos devidos, pode autuar sua empresa por ilícitos fiscais, e, portanto, irá executá-los.
Nesse caso, a execução pode significar o fim de sua atividade empresarial, considerando os elevados valores exigidos.
Vale mencionar que, como pessoa jurídica, você pode emitir nota fiscal aos seus clientes, e, também, terá mais facilidade em conseguir créditos junto ao banco.
Veja abaixo mais algumas vantagens de empreender com CNPJ:
A nossa dica é: crie um CNPJ, proporcional à sua atividade, é claro.
Para quem está começando, o MEI é uma ótima opção, pois garante ao empreendedor isenção a alguns tributos. Contudo, o rendimento anual não pode ser superior a R$ 81.000,00.
Clique aqui para conferir quem pode ser MEI.
Para isso, busque advogados e contadores para te ajudar.
Sobre Nós: Escritório de Advocacia em Londrina especializado em Direito Civil
Caso precise, estamos à disposição para o ajudar.
Somos um escritório de advocacia em Londrina especializado em direito civil, digital, empresarial e tributário. Nossos advogados atendem em Londrina e em todo o país.
