Extorsão por envio de fotos íntimas: novo golpe
Quando você pensa que criminosos não podem ser mais criativos do que já são normalmente, eles surgem com um novo golpe: a nova é a extorsão por envio de fotos íntimas.
Isso mesmo que você leu. Criminosos do Rio Grande do Sul criaram uma maneira de extorquir homens após a troca de fotos íntimas, popularmente conhecidas como “nudes”.
Se você está curioso para entender melhor o caso, e se previnir de cair em golpes como esse, continue lendo o texto.
Entenda o ocorrido
A polícia civil do Rio Grande do Sul investiga 5 casos como este, ocorridos no município do Vale dos Sinos em um curto período de 10 dias no mês de maio desse ano.
O esquema é o seguinte:
- Os criminosos criam uma conta falsa em uma rede social, passando-se por uma mulher charmosa para atrair as vítimas. Após um tempo de conversa, as partes trocam o número de WhatsApp;
- No aplicativo de mensagens, os criminosos convencem as vítimas a enviarem fotos íntimas, e, em troca, enviam fotos íntimas de mulheres aleatórias encontradas na internet;
- Depois, um outro criminoso entra em contato com a vítima, afirmando ser o pai da “menina”, ou mesmo um policial ou delegado. Nesse momento, ele afirma que a menina é menor de idade, e, por isso, a vítima seria indiciada por pornografia infantil;
- Após isso, os criminosos pedem uma quantia em dinheiro para que nada nenhuma denúncia seja feita. Alegam, também, que se o deposito não for feito, a vítima seria presa.
E o golpe está formado.
Até agora, as investigações indicam que os criminosos não conseguiram obter nenhum valor.
A polícia investiga a origem das mensagens, sob a suspeita de virem de dentro da penitenciária, afinal, não é novidade a prática de golpes através de telefones celulares dentro da prisão.
Em resumo
O caso ainda está sob investigação da polícia, então não há mais evidências a serem mencionadas. Contudo, como as mensagens foram trocadas por internet, talvez seja mais fácil de encontrar a localização dos criminosos.
Bom, nesse caso o mais óbvio a se dizer é: desconfie de tudo e de todos. Não dê liberdade a estranhos na internet, especialmente se você for mulher.
Por isso, fique atento às pessoas com quem você conversa online.
Se restou alguma dúvida, fique a vontade para nos enviar uma mensagem através do link abaixo.
Por fim, é claro: não deixe de conferir os outros posts do nosso blog. Para acessá-los, basta clicar aqui.
Sobre Nós: Escritório de Advocacia em Londrina especializado em Direito Civil
Se você está passando por essa situação, estamos à disposição para te ajudar.
Somos um escritório de advocacia em Londrina especializado em direito civil, digital, empresarial e tributário.
Nossos advogados atendem em Londrina e em todo o país.