Mãe pode se mudar de cidade com filho sem avisar?
No texto de hoje vamos falar sobre uma dúvida muito comum, especialmente após um divórcio: uma mãe pode se mudar de cidade com o filho sem avisar? Ah, o mesmo vale para o pai que quer mudar-se.
Já te adiantamos que mudar-se de cidade com um filho, sem a presença do outro genitor da criança é um processo complexo, e depende de autorizações.
Falaremos, também, das consequências desta partida sem o consentimento da outra parte.
Então, se você quiser entender mais sobre o assunto, continue acompanhando o texto para saber todos os detalhes.
Não podemos nos esquecer de que o princípio da proteção à criança e ao adolescente deve ser sempre perseguido. Por isso, juiz, Ministério Público e parentes devem buscar o que é melhor para a criança e o adolescente.
Alienação parental
Talvez você nunca tenha ouvido falar nesse termo. Afinal, o que é alienação parental para o direito? Como ela se caracteriza? Vamos a uma breve explicação.
A alienação parental caracteriza-se pela vontade de um dos pais em prejudicar os interesses do outro, deliberadamente, sem haver qualquer benefício ao (s) filho (s).
Portanto, “sumir” com o filho para outra cidade ou estado caracterizaria alienação parental.
Para não incorrer no crime, uma mãe que desejar mudar-se com seu filho para outro local deve conseguir a autorização do pai da criança. Se ele não o fizer, a mãe pode entrar com uma ação judicial para consegui-la.
Por outro lado, não se caracteriza como alienação parental hipóteses em que a mãe se muda para ter mais apoio para criar seu filho, ou quando pode conseguir uma condição financeira melhor em outra cidade.
No primeiro caso, imagine: uma mãe mora em uma cidade em que não ninguém além de seu filho e seu marido. Os adultos se divorciam, e o homem não se preocupa muito com a criação de seu filho.
Nesse caso, mudar-se para a cidade em que reside sua família, para que a mulher possa ter a ajuda de outras pessoas para criar o menor não caracterizaria alienação parental.
E, por fim, caso uma mãe consiga um emprego com um salário maior em outra cidade, também não restará caracterizado alienação parental.
Nessas hipóteses, a mudança, desde que fundamentada, pode ser feita sem o consentimento do pai. Contudo, para tanto, a mãe deve solicitar autorização em juízo.
Em resumo
Nesse caso, a nossa dica é: não tome atitudes motivada pela raiva, na emoção do momento. Consulte um advogado especializado para te orientar e indicar o melhor caminho.
O desenvolvimento de uma criança reflete sua criação, por isso, pense sempre no que será melhor para ele.
Por fim, se restou alguma dúvida, fique a vontade para nos enviar uma mensagem através do link abaixo.
E, é claro, não deixe de conferir os outros posts do nosso blog. Para acessá-los, basta clicar aqui.
Sobre Nós: Escritório de Advocacia em Londrina especializado em Direito Civil
Se você está passando por essa situação, estamos à disposição para te ajudar.
Somos um escritório de advocacia em Londrina especializado em direito civil, digital, empresarial e tributário.
Nossos advogados atendem em Londrina e em todo o país.
33 respostas para “Mãe pode se mudar de cidade com filho sem avisar?”
A mãe foi morar em outra cidade.. É obrigação do pai arcar com os custos da vinda da criança?
Bom dia. Como foi decidido no processo de pensão alimentícia?
Não se mãe muda da cidade de origem ela tem que comunicar o pai e com papéis para ele assinar ,caso ele aceitar você que tem que levar e trazer ,só cuidado ir viajar ou mudar de cidade sem avisar você pode assinar um crime
Olá. Quando há vontade de mudar de cidade, tem que haver a concordância dos dois pais!
Se a criança vive com a mãe ou pai e tem guarda compartilhada, e a mãe precisa mudar de estado um dos dois vai ter que levar e tazer a criança se o trajeto for muito perigoso ou a criança tiver escola e tudo mais existe o avanço da tecnologia pra que o pai ou mãe que ficou tenha contato cm o filho, e ainda sim deverá dar a pensão alimentícia.
Nenhuma mãe ou pai e obrigado a morar em um estado só por causa do pai ou mãe da criança.
Depende da condição financeira, tempo de viagem, segurança e vida escolar e saúde da criança poderá ocorrer as visitas se não somente por vídeos chamadas.
A obrigação do pai é prestar os alimentos à criança… no caso quando ocorre a mudança da genitora ela já arca com essa despesa de uma forma ou de outra, cabe ao genior ajudar sim, porém, seria mais uma obrigação moral do que legal. Afinal de contas, a criança querendo ou não terá despesas que caso não haja essa “ajuda” ficará o encargo somente para a genitora!
Caso esta mudança tenha ocorrido sem a autorização legal do pai ou judicial, existem alguns juízes ente dendo que a parte responsável por esta mudança deve arcar com este custo.
Olá. Boa noite.
Minha ex mulher se mudou de cidade, não comunicou, não deixou endereço e não deixa me comunicar com minhas filhas
Boa tarde, a mãe da minha filha, mudou para outra cidade e ela não está querendo cumprir mais o que combinamos, eu buscar minha filha na casa dela no dia de ir pra minha casa, e ela buscar até a metade do caminho no dia dela voltar para casa dela.
Quer que eu leve e busque, pois fica muito difícil pra.
O que eu preciso fazer, me respondem por favor!
Boa tarde. Esses elementos estavam em um acordo judicial? Caso não estejam, infelizmente, não há como exigir. Para que haja mais segurança nesse caso, o correto é entrar com um processo.
Eu estou me separando, estava vivendo em um relacionamento abusivo, e agora estou indo morar na minha cidade natal, e o pai da minha filha não está de acordo, porém eu não tenho parentes aqui, e na minha cidade natal, tenho todo o apoio dos meus familiares, sem falar que aqui a cidade é pequena e tem pouco emprego e na cidade natal eu consigo um emprego facinho pra manter a minha filha, e nesse caso???
Boa tarde
Vou me casar e irei me mudar para outro estado, pois é onde meu futuro marido possui sua empresa. Preciso pedir judicialmente essa autorização e quanto tempo ela demora para ser concedida? O pai não irá liberar.
Em regra, sim. O prazo varia de caso a caso.
Uma mãe pode se mudar de cidades e obrigar seu filho a força?
A mãe do meu filho foi embora para outra cidade não quer me dar o endereço e negar eu ver a criança
A minha ex vive me ameaçando em sumir com minhas filhas,mas para ela ir para outro estado tem que ter minha autorização, né isso jamais farei.o que faço para impedir que ela faça isso??
Ela ameaça, ofende dia para minhas filhas que eu sou um monte de coisas e bate nelas e do se contará Lara seu pai eu vou mandar prende ou matar ,bate forte nelas deixa marcas roxa fala que caiu, inventa mentiras , a última ela foi no conselho tutelar dizer que eu não tinha levado as meninas embora , sendo que o final de semana era meu e estava com as de férias da escola. O que devo fazer para acabar de vez com todas as coisas que minhas filhas vem passando
Quero mudar de cidade, a guarda é compartilhada, o pai tem melhores condições estruturais e financeiras, como ir sem configurar abandono? Quero visitá-la e que ela possa me visitar.
Bom dia. Nesse caso, há a necessidade de alterar a guarda.
A mãe de meu filho mudou de estado alegando primeiro que iria passear na casa de sua mãe por 20 dias e não voltou mais. Meu filho foi tirado da creche e do acompanhamento que estava tendo em virtude da desconfiança de autismo. Não dei nenhuma autorização. Temos guarda compartilhada. Tenho algum direito? Pois nem deixar eu me despedi do meu filho presencialmente tive oportunidade.
a mae do meu filho quer viajar sem minha permição , oque eu faço ? fui no juizado de menor e me disseram pra não dar a criança e nem os documentos que estao comigo , mas não me deram nem um documento que me respalda
Minha ex mulher sumiu com meus filhos, quando nós separamos eles trabalhava e meus filhos moravam com os avós paternos no caso meus pais então ela arrumou outro cônjuge e foi lá na minha mãe e pegou as crianças e simplesmente sumiu, tive notícias que ela estava em outro estado, mando mensagem ela não responde só visualiza, sendo que não nos divorciamos ainda então estou correndo atrás do divórcio porém não consigo pois não sei onde ela está! O que devo fazer agora?
Boa noite,
Eu tenho guarda compartilhada porém, o pai só pega em alguns fds. Na minga cidade eu tenho meus familiares mas não tenho um emprego bom. Consegui emprego em outra cidade. Meus filhos um de 11 outra de 4 anos terão a mesma estrutura a cidade fuça há uma hora de distância, o pai não autorizou e sinta quer pedir a guarda alegando alienação. Peço autorização para o juiz. Mesmo assim ele pide pegar a guarda fos meus filhos? Estou no projeto paz em pa, do mp. Q por sinal é muito ruin
Eu mudei de estado com meu filho…mais ele pode falar com o filho quando quer…..mais ele não se importa muito com ele…lembrando que me mudei por conta que meu marido atual é empregado nesse cidade pra onde nós mudamos…fiz algum crime…antes de vir eu comuniquei o pai…mais ele não deixou eu trazer o filho….mais quando nós morava na cidade…Ele só a ia ver no final do mês Quando levava 150 reias pra ele…depois que viemos embora ele não deu nada mais…É as vezes que liga pra falar com o filho
Nesse caso tem autorização do pai sim sem passa por cima da lei traze trauma a criança. Sem avisa juiz e crime sim
Minha ex vai embora pra Bahia e eu moro em Americana sp ela pode ir embora sem minha autorização meu filho tem apenas 4 anos eu disse pra ela que eu e minha mãe cuida dele pra ela trabalhar mas ela não quer o pai dela mora lá na Bahia por isso que ela disse q quer iras eu vou ficar sem ver meu filho
Qual é o nome da ação, nesta hipótese?!
E quando o pai abandona a filha,não paga pensão por anos, fica sem contato , muda de cidade sem avisar e qnd a Mãe se muda de Estado , ele diz q a Mãe está errada. Só pq cobrou a pensão.
Sou pai tenho guarda compartilhada e minha filha mora comigo, a mãe pretende se mudar pra outra cidade e diz que vai levar nossa filha, ela pode fazer isso ou conseguir uma autorização sem que o juiz me convoque para me ouvir?
Moro em Juazeiro-BA
Meu ex tbm , mais ele vai se mudar vai pra feira de Santana .
E eu conheci uma pessoa e tô querendo ir morar em São Paulo pois essa pessoa teve q se mudar pra lá por motivos de trabalho.
Eu posso ir mesmo q o pai do meu filho n concorde?
Boa tarde.
Nesse caso, você precisará de auxílio jurídico para entrar com um processo.
Moro no RJ e a mãe do meu filho foi para Rn natal fez um documento no cartório como viagem por tempo indeterminado porém adiquiriu residência e escola para o.meu filho sendo que autorizei viagem isso pode
Dependerá da documentação.