Filho proibido de ter contato com a namorada do pai?

Filho proibido de ter contato com a namorada do pai?

Filho proibido de ter contato com a namorada do pai?

Não é difícil se deparar com situações como essa. Mas, afinal, meu filho pode ser proibido de ter contato com a namorada do pai? Por qualquer dos motivos, isso pode acontecer?

É o que responderemos no texto de hoje.

Então continue lendo para saber mais detalhes sobre o tema.

Quando um casal se divorcia, havendo filhos, eles devem decidir pela guarda da criança, e, a depender, determinar os dias de visitas, a pensão, etc.

E, não mais vinculados pelo matrimônio, é natural que as partes se relacionem com outras pessoas no futuro, contraindo outro casamento ou permanecendo no namoro mesmo.

Aliás, aqui é que começa o problema: muitas vezes, por ciúme ou pelo simples desejo de estar sob o controle da situação, os pais querem proibir que o filho fale com o novo parceiro da outra parte.

Contudo, a situação não é saudável a ninguém, havendo, inclusive, um nome específico à proibição: alienação parental.

Alienação parental

Comentamos recentemente aqui no blog sobre o tema, ao tratar dos casos em que um dos pais deseja mudar-se para outra cidade, com o filho, sem a autorização do ex-cônjuge.

Para saber detalhes sobre a situação, acesse o post, clicando aqui.

Vale dizer que, no caso de proibição de contato entre o filho e a nova namorada do pai, restará caracterizado a alienação parental.

Isso pois o parágrafo único do artigo 2º da Lei 12.318/2010 traz um rol exemplificativo, e não taxativo. Ou seja, não caracteriza alienação parental apenas as condutas lá descritas, mas também, outras que afetam a percepção do menor em relação ao outro genitor.

Acessa a íntegra da lei clicando aqui.

E por isso a proibição de contato pode ser caracterizada como alienação: nesse caso, a mãe não permitiria que a criança criasse laços com uma pessoa importante para o pai, prejudicando a relação entre eles.

Contudo, vale dizer que, se a nova namorada não for uma boa pessoa, a situação muda. Se ficar comprovado que a mulher possa oferecer riscos à integridade física e mental do menor, a limitação do convívio será necessária.

Sendo assim, te orientamos a não restringir o contato de seu filho com pessoas importantes para o pai de forma imotivada; seja sua nova namorada ou membros da família.

Isso pode afetar o desenvolvimento próprio e as relações interpessoais da criança. Mas, é claro, esteja alerta aos sinais.

Ficou alguma dúvida? Então fique a vontade para nos enviar uma mensagem através do link abaixo.

E, é claro, não deixe de conferir os outros posts do nosso blog. Para acessá-los, basta clicar aqui.

Sobre Nós: Escritório de Advocacia em Londrina especializado em Direito Civil

Se você está passando por essa situação, estamos à disposição para te ajudar.

Somos um escritório de advocacia em Londrina especializado em direito civil, digital, empresarial e tributário.

Nossos advogados atendem em Londrina e em todo o país.

18 respostas para “Filho proibido de ter contato com a namorada do pai?”

  1. No Meu caso. Não proibo a convivência com a namorada. Só não quero que ele deixe as crianças com ela e saia da casa para um jogo de futebol por ex. Ele é o responsável. Ela é só namorada. E ele deixa as crianças sozinhas com ela.

    1. Passo por isso também, no meu casa é ex namorada. Gostaria muito de saber como proceder, tenho receio pois não tenho contato algum com ela, não sei onde mora, nome completo, número de telefone e etc.

    2. A namorada do pai do meu filho não gosta de mim me odeia pq eu tive um filho com ele e ela não pode ter filhos, e ela sempre nos mostrou não ser uma pessoa confiável, até o próprio pai já afirmou isso.
      Ela não conhece meu filho ainda eles haviam terminado e voltaram e eu me preocupo muito com o meu filho morro de medo dela tentar algo contra ele. Quando eu estava grávida e ela ficou sabendo ela foi até a minha casa mas não chegou a chamar só estava observando.
      E queria ir onde eu trabalhava para brigar e o pai do meu filho não deixou.
      A mha preocupação é ela, por eu saber o tipo de pessoa que ela é oq talvez ela possa fazer contra o meu filho de 1 ano.
      Eu e o pai do meu filho nos damos muito bem eu não gosto dele a ponto de querer namorar nem casar sempre gostei foi de outra pessoa.
      A única coisa que me preocupa é o fato deu saber que ela possa fazer algo morro de medo que aconteça algo com o meu filho.
      Tem algo que eu possa estar fazendo em relação a isso?
      Poderia me orientar por favor.

  2. Boa noite! Estou preocupada pois tenho um filho de 5 anos Que vem apresentando um comportamento agressivo toda vez que sai com o pai e tem contato com a namorada do mesmo. Por duas ocasiões, nosso filho relatou q o pai a deixou com ela,e foi ofendido (chamado de filha da p**a)… E nosso filho insiste em dizer q não gosta dela… Porém o pai ,não acredita

    1. No meu caso não quero minha filha fiquei sozinha com a namorada do Pai, na presença deve tudo bem. A Atual namorada dele é ex prostituta e mãe de um homem de 22 usuário de drogas.

  3. A atual namorada do pai do meu filho se envolveu com ele quando eu ainda estava com ele e grávida, fez um inferno inventando mentiras, minha gestação foi muito turbulenta. Tive muitos momentos de angústia devido a tanto sofrimento causado, no qual sofro até hoje, cheguei a achar até que estava entrando em depressão pós parto. Nosso filho nasceu e ele se recusou a participar dos primeiros dias de vida do nosso neném para ficar saindo com ela e ela postando fotos com
    legendas provocativas, também mandando as amigas postar.
    Eu poderia ter perdido o meu filho se a minha gestação fosse de risco, devido a tantos momentos de estresses que eu passei.
    Se ela se preocupasse com o meu filho, ela deveria ter tido pelo menos zelo enquanto ele estava na minha barriga. Porque ele poderia nem ter nascido, como mulher deveria ter tido empatia.
    Por esse motivo não quero uma pessoa dessa na vida do meu filho, ela fez de tudo para que eu terminasse com o pai dele, até que conseguiu. Eu não precisava está vivendo dessa forma, então dei um ponta pé inicial. Não tenho nada a ver com o relacionamento dele, mas para ter convívio com o meu filho não quero. Pois se ela para ficar com o pai dele foi capaz de tanto, imagine o que não é capaz de fazer com o meu filho. Meu filho tem apenas 9 meses, ele não fala, como eu vou saber se ela fizer algo ?
    A gente ver as coisas acontecendo e acha que só acontece com os outros. Não vou pagar pra ver!

    1. Olá moca, eu entendo sua dor.
      Passei por um casamento conturbado e muito sofrido, sofri muito na mão do meu ex e da família dele. Fui casada por 7 anos e passei por muitos altos e baixos, ajudei ele que e bipolar. fui muito traída, enganada e no final das contas ele me deixou por outra, ela ja e mãe de outro filho, nos temos duas crianças e uma delas e autista. Eu descobri um dia desses que a outra já esta gravida, por isso meu ex quis tanto correr para se divorciar, eu como ingênua nunca acreditei, ate ver uma foto. Eu sofri muito, por meses, estou me recuperando e lutando parar sair de uma depressão. Olha moca você não merece nem um pouco sofrer por isso. Seja feliz, viva e fique bem, por você e por seu filho. Deus e bom e sempre vai ser, não sei se você acredita em Deus e uma coisa e certa, tudo mundo colhe o que planta. E tenha certeza de que onde uma mulher sai chorando outra não permanece sorrindo. Desejo tudo de melhor para você e para seu filho.

    2. Meu deus, minha história atual em um texto.
      Diferença apenas é que terminou e engatou com ela.
      Eu fiz uma coisa pra ter prova contra ela, não sei se é o suficiente, mas vou usar caso necessário.
      Se ver essa resposta me chama no WhatsApp
      Tô chocada que a história é igual..
      Meu bebê tá prestes a nascer, e até o parto ele não vai ver por conta dela.
      015027999138733

    3. Passei pelo mesmo que tu e faço da mesma forma. Não deixo a namorada dele chegar nem perto. A minha filha tem 1 ano e ela até agora nunca esteve perto daquela mulher. Uma pessoa que é capaz de atacar outra na gravidez, é capaz de tudo.

  4. Ola pessoal tou passado por esse momento
    O meu ex sempre ve nossa filha nunca proibi ele
    Tivemos um casamento conturbado e separamos e faz um mês que ele comecou a namorada com uma mulher ele fala que que pega nossa filha e passar um dia com ela entao seria ele nossa filha a nova namorada e os dois filhos dela e eu disse a ele que eu não queria o contato dela com nossa filha mais ele diz que e por que sou imatura ou tou com ciúmes porque ele seguiu a vida e ja esta com um pessoa e nao e eu sei que a mae dele nao gosta da minha filha nunca gostou a mae dele e muito falsa e ele como pai nao tem paciência quando nossa filha chora eu nao confiu nele porque ele e explosivo e tenho certeza que nao saberia cuidar dela so digo a ele que nas visita ele venha so e ele s que vim com a namorada oque e poso fazer porque aceita eu nao consigo

  5. Bom dia.. É correto o pai deixar o filho no dia de ficar com o mesmo com a namorada que conhece há meses? Sou obrigada a deixar a nova namorada buscar meu filho? Enquanto o pai dele está trabalhando toda a noite?

  6. No meu caso posso restringir esse convívio? Meu ex marido anda apresentando várias mulheres para meu filho, sempre que ele pega nosso filho ele leva ele para sair com o intuito de encontrar alguma moça, meu filho tem 4 anos e é autista, então sempre ele comenta sobre mulheres que ele conhece, isso sem contar que aos sábados ele busca a criança e a noite deixa o filho com o mãe para sair. Chega de madrugada, alcoolizado (vivenciei isso por 3 meses) o ambiente onde mora que é a casa dos pais dele também não é saudável, visto que os pais brigam o tempo todo , discussões calorosas com palavrões. Nos divorciamos e foi acordado a guarda compartilhada e visitação livre, porém pelo trabalho ele só busca aos sábado e trás domingo. A guarda só tem o nome de compartilhada, pois quem decide e faz tudo sou eu, ele não vai nas consultas, nunca pode ir, sempre com desculpa que o trabalho não permite, não tem dinheiro e toda vez quando meu filho vai para lá eu quem tenho que ficar pagando uber e alimentação. Meu filho sente falta durante a semana e ele não faz uma ligação, o final de semana não está sendo suficiente para suprir a necessidade do meu filho,não estou vendo vantagens nesse acordo, eu consigo realizar a alteração dessa guarda?

  7. No meu caso meu ex deixou meu filho que tem 10 anos dormir na casa da nova namorada sem a presença dele sem meu consentimento, não sei se é certo ele fazer isso. Ele trabalha e deixa meu filho com ela e vai a noite ficar com eles.

  8. Minha ex mulher a qual somos divorciados tem um novo namorado a seis meses e o cara que nem conheço a pessoa, índole ou caracte passou a ficar nos horários enqto ela trabalha a cuidar dos meus filhos de seis anos e outro de um ano…. Tenho muito problema pois o cara tem 23 anos um garoto, e minha ex 38, ele passa em média 12, 13 com eles, diz q da banho que alimenta e cuida… Mas da banho no filho dos outros é complicado qualquer pessoa pode começar com maldade ou ter maldade já… Ela nunca me pediu permissão pra eu deixar ele cuidar dos meus filhos e eu nunca permiti tbem
    *Ela pode deixar qualquer pessoa assim como o namorado responsável pelos meus filhos mesmo eu nunca tendo autorizado?

  9. Tive um relacionamento de 8 anos, 5 anos e 6 meses de namoro, e logo após irmos morar juntos fiquei grávida, minha filha está prestes a fazer 3 anos esse mês e em maio de 2022 separei devido ao exagero de traições da parte dele. Em agosto tentamos voltar devido ver que poderia ser melhor pra nossa filha e por ela esta sofrendo com a falta do pai, mas logo em seguida apareceu uma grávida dele e que está quase ganhando tmb uma filha dele e acabamos de uma vez por todas. Coloquei ele na justiça para pagamento de pensão pois em 9 meses separados ele só dava fraldas e frutas ou biscoitos quando eu falava. Agora que recebeu a intimação ele tá me detestando, normal de um sem caráter… mas logo disse que quer a guarda compartilhada… Enfim, gostaria de saber se posso não permitir que minha filha tenha contato com a namorada do pai, até pq eles não moram juntos, só “namoram” e vão ter uma filha. Sou obrigada aceitar esse convívio dela com a mulher ou não?
    Pq aceito o pedido de guarda compartilhada, mas não quero minha filha ao lado de uma pessoa que interferiu no relacionamento engravidando e acabando com a família e o bom convívio.

  10. Meu bebê nem nasceu ainda e o pai dele me faz danos psicológicos, tentei manter uma relação pelo o bem do bebe e ele não sabe conversar com alguém sem humilhar ou respeitando a decisão do outro. Por causa dele e da ex dele que me mandou print da traição eu quase perdi o bebe e eu já recebia provocações dela antes estando grávida, hoje eu e o pai do bebe não estamos mais juntos e ele tá tentando voltar com ela, eu só pedi que não queria contato dela com meu filho por causa de todo esse transtorno que ela nos causou mas ela não é uma pessoa boa e o pai dele agiu de má fé comigo, mentindo e agora não me respeita. Nesse caso eu posso judicialmente pedir medida protetiva da ex dele perto do meu filho? Não quero tirar os direitos dele de ser pai mas tbm não quero meu filho perto dessa psicopata, mas o pai dele não entende isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.