Contratos entre empresas e influenciadores

Contratos entre Empresas e Influenciadores

Contratos entre empresas e influenciadores: eles são importantes?

Já citamos em outros textos alguns pontos importantes sobre a atuação dos influenciadores digitais. Confira a seguir o porquê você deve ter um contrato.

Qual a importância de um contrato?

Confira a seguir.

Mas antes de tudo: você sabe qual é a importância de um contrato? Ou mesmo quais são os tipos de contratos existentes?

Um contrato é importante pois não apenas regula os direitos e deveres das partes, como também protege as partes em caso de problemas futuros.

Buscando garantir o que foi concordado, os contratos assumem a forma escrita, inclusive com testemunhas. Tudo isso para que se garanta a maior certeza do que se concordou.

Contudo, mesmo com essas formalidades, não podemos esquecer que os contratos verbais são mais comuns do que se imagina.

Isso porque ainda há dificuldade em acessar um advogado ou, ainda, pelos custos que não se previram.

Assim, neste texto falaremos sobre os contratos sob a ótica do Direito Civil aplicados à relação entre os influenciadores digitais e as empresas parceiras.

Como são feitos os Contratos entre empresas e influenciadores?

Como sabemos, o meio digital está em constante evolução, crescendo mais a cada dia, sendo a facilidade de se comunicar através da Internet um elemento característico.

Prova disso é o trabalho dos influenciadores digitais, que, apenas com o celular, atingem milhares (ou até milhões) de pessoas. Por isso, tornaram-se os principais aliados ao marketing das empresas.

Você pode ler mais sobre o assunto clicando aqui.

Devido à importância de alguns trabalhos, com altas remunerações, o ideal seria a realização de um contrato sobre o serviço.

E falamos isso não para engessar o negócio. Mas sim porque o contrato é um meio seguro para que se exija o cumprimento do que a marca e o influenciador conversaram.

Contudo, sabemos que nem sempre isso pode acontecer.

Por isso, a seguir,  vamos falar de outras formas de contratos como, por exemplo,  um acordo verbal, ou até mesmo por mensagem.

Em primeiro lugar: esses contratos entre empresas e influenciadores são válidos?

Sim. Como dissemos acima, se aceita a forma verbal dos contratos.

Afinal, comprar um refrigerante na mercearia da esquina também é um contrato, sabia?

Mas, é claro, caso algum conflito tenha que se resolver em processo, temos que relembrar: documento formal é um meio mais fácil de garantir o seu direito.

Mas, nem por isso, vamos deixar essas possibilidades de lado. Por isso, separamos algumas dicas para você garantir a maior segurança do seu contrato.

Acordo por vídeo chamada

Em primeiro lugar, se tratando de um acordo feito por chamada de vídeo,  a primeira dica é: grave a chamada.

Este simples ato garante que você prove o que se acertou entre as partes.

É claro que um contrato realizado desta maneira não assegura todos os termos possíveis. Porém, é uma alternativa interessante e mais rápida.

Acordo por mensagem de texto

A próxima dica é para acordos firmados em aplicativos de mensagens: tire print da tela.

Mesmo não admitido como prova pelos Tribunais, existe uma alternativa, que é a realização de uma ata notarial.

Por fim, você pode realizar o contrato através de e-mails, enviando à outra parte o documento formalizado para que ela possa assinar. Desta forma, o contrato passa a ter efetividade.

Aliás, importante dizer que as dicas são valiosas mesmo para os influenciadores iniciantes ou com menor alcance.

Sobre Nós: Escritório de Advocacia em Londrina especializado em Direito Civil e Digital

Caso precise, estamos à disposição para auxiliá-lo.

Somos um escritório de advocacia em Londrina especializado em direito civil, digital, empresarial e tributário.

Nossos advogados atendem em Londrina e em todo o país.

Entre em contato.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.