Startup: o que é pivotar?

Startup: o que é pivotar?

Startup: o que e pivotar? você já ouviu falar sobre isso? neste texto, vamos conversar um pouco sobre o que é pivotar?

Startup: o que e pivotar?

Em primeiro lugar, se você está dentro de um ecossistema de empreendedorismo, você  já deve ter ouvido falar “pivotagem”. Este termo é derivado da posição do basquete pivot e é conhecido por girar e mudar a direção do ataque, desestabilizando, desta forma, a defesa adversária. 

Dito isto, Pivotar é transformar o negócio como um todo, ou seja, é mudar totalmente a estratégia da empresa com o objetivo de sobrevivência ou de crescimento da organização. 

Entre outros, Startups utilizam muito essa mudança radical . Ademais, elas percebem – durante a execução de sua estratégia – que o comportamento do mercado está indo para o outro lado. Sendo assim, a empresa ‘pivota’ para se realinhar com o mercado. 

Nesse sentido, Pivotar seria identificar a ‘dor’ do cliente e, sabendo que esta dor reconhecida é completamente distinta do plano de negócios atual da empresa, redirecionar a estratégia empresarial para sanar as mazelas daquele nicho que você tem interesse. 

Isto posto, Talles Gomes tem uma metáfora que retrata muito bem o motivo pelo qual Pivotar é, muitas vezes, uma questão necessária: 

 

Startup: o que é pivotar?

Qual é um exemplo de uma empresa ou startup que pivotou? 

Só para exemplificar, a rede social Instagram já pivotou.  Nesse sentido, ela era um aplicativo de check-in baseado em localização. Depois de um tempo, percebeu que a parte de fotos da empresa era a “menina dos olhos” da empresa. 

Dito e feito, a rede social começou a focar apenas em postagens de fotos, curtidas e visualizações. Dessa maneira, tornou-se na gigante que é hoje. 

Quando saber se minha empresa precisa Pivotar? 

Antes de mais nada, há a necessidade de pivotar quando: 

  • Seu único produto, serviço ou modelo de negócio está com um desempenho melhor do que os outros; 
  • Você não consegue ver progresso mesmo depois de ter colocado muito esforço e dinheiro no negócio; 
  • Você está sendo constantemente superado pela concorrência; 
  • Além disso, você não está contente com o que está tocando. 

Claro! Esses 4 tópicos não são regras e tampouco os únicos momentos em que é necessário pivotar uma empresa. Contudo elas podem dar um norte para você que está desanimado com o plano de negócios da sua empresa.

E você? já teve que “Pivotar” a sua empresa? comenta aqui.

Aliás, caso tenha interesse, veja nossos outros conteúdos, clique aqui. 

SOBRE NÓS: ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA EM LONDRINA ESPECIALIZADO EM DIREITO EMPRESARIAL

Se você está passando por essa situação, estamos à disposição para auxiliá-la.

Somos um escritório de advocacia em Londrina especializado em direito civil, digital, empresarial e tributário.

Nossos advogados atendem em Londrina e em todo o país.

Entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.