O proprietário tirou o imóvel da imobiliária: Como fica o locatário?
Você sabia que o proprietário pode tirar o imóvel da imobiliária? Se isso acontecer enquanto o imóvel estiver alugado, o que acontece com a pessoa que está alugando? Nesse sentido, é sobre isso que iremos falar nesse texto.
Rescisão de contrato de administração imobiliária
Antes de tudo, quando o dono do imóvel decide tirar o bem imóvel da imobiliária antes de terminar o prazo do contrato entre eles, a empresa de imóveis deve ver se no contrato há multa.
Nesse sentido, na maioria das vezes, eles colocam uma multa de que o proprietário vai ter que pagar as comissões mensais para a imobiliária por 3 meses, por exemplo. Por outro lado, se não houver multa no contrato, é possível aplicar punições, visto que a imobiliária não estava esperando que o dono do imóvel iria romper com o acordo.
Nesse meio tempo, como fica o locatário nessa história? O contrato dele com a imobiliária vai terminar? O locatário vai ter que sair do imóvel o mais rápido possível?
O proprietário tirou o imóvel da imobiliária. Como fica o locatário?
Primeiramente, se você é o locatário, seu contrato não vai terminar automaticamente. Sendo assim, não vai ter a necessidade de se mudar da noite para o dia. Desse modo, o contrato do locatário ainda fica funcionando.
Sendo assim, o acordo entre proprietário e a imobiliária pode até ter acabado, mas o contrato entre o proprietário e o locatário não. Em suma, a imobiliária é apenas uma intermediadora entre o dono do imóvel e a pessoa que está alugando.
Por causa disso, o locatário pode conversar com o proprietário e estabelecer um novo acordo. Dessa forma, por exemplo, o locatário pode começar a pagar ao proprietário ao invés de pagar para a imobiliária.
Entre outros, se por acaso o proprietário não quiser continuar com o contrato, ele deve avisar o locatário com pelo menos 30 dias de antecedência para que a pessoa tenha tempo de achar um novo lugar para morar e acertar todas as despesas que são necessárias para deixar o imóvel do mesmo jeito que alugou.
E você? Já teve problemas com isso (O proprietário tirou o imóvel da imobiliária: Como fica o locatário?)? Comente aqui.
Ainda mais, caso você tenha interesse, veja nossos outros conteúdos do blog clicando aqui.
SOBRE NÓS: ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA EM LONDRINA EM DIREITO IMOBILIÁRIO
Se você está passando por essa situação, estamos à disposição para auxiliá-la.
Somos um escritório de advocacia em Londrina especializado em direito civil, digital, empresarial e tributário.
Nossos advogados atendem em Londrina e em todo o país.
2 respostas para “O proprietário tirou o imóvel da imobiliária: Como fica o locatário?”
Bom dia tenho um imóvel sobre cuidados da imobiliária,só que a mesma não me repassa o aluguel nos dias úteis a ser repassado,no caso se repassam com 9 dias depois do recebimento do locatário, quero tirar da imobiliária,pois venho tendo prejuízos por conta de receber com muitos dias depois,no meu contrato não tem cláusula que vou pagar muita se eu desistir o que posso fazer ?
Cardoso imobiliária, estado da Bahia, cidade de vitória da conquista, há 5 anos atrás o proprietário retirou os imóveis da imobiliária não pagou a multa dos 3 mês consecutivos e não fez a mudança de nome, continuou usado o nome da imobiliária nós contratos, a pesar do tempo passado qual a medida que posso tomar, aquardo resposta, obrigado