Pai biológico quer registrar filho já registrado: e agora? O que devemos fazer? Confira neste post.
Em primeiro lugar, sabemos que cada família é única. Alguns com vários filhos, outros sem filhos, avós residindo na mesma casa. E o importante é o laço afetivo existente dentro de casa.
Nesse sentido, por situações diversas, é comum termos famílias em que o filho é registrado por outra pessoa que não o pai biológico. Muitas vezes, a pessoa é próxima à mãe ou, ainda, acredita ser o pai da criança.
Aliás, sobre essa situação, caso você queira saber sobre a possibilidade de troca do registro da criança, clique nesse link.
Além disso, caso você queira conferir esse conteúdo em vídeo, basta clicar neste link.
Pai Biológico Quer Registrar Filho Já Registrado
Em primeiro lugar, neste texto, não vamos falar sobre a possibilidade de exclusão do pai registral da certidão de nascimento. Caso esse seja o seu caso ou sua vontade, confira no link que deixamos logo acima para você.
Assim, vamos falar de outra possibilidade familiar: apenas de inclusão de outro pai na certidão de nascimento.
Essa vontade é comum, por exemplo, quando o pai que registrou a criança tem vínculo afetivo a ela e vice-versa. Ou seja, não há intenção de excluir essa pessoa do convívio da criança.
No entanto, o pai biológico também se faz presente, de modo que ambos queiram ser considerados pais dessa criança.
E o que podemos fazer nessa situação? Manter o registro do pai registral e colocar, também, o pai biológico.
Assim, a criança passa a ter a filiação de ambos os pais.
Sobre Nós: Escritório de Advocacia em Londrina especializado em Direito Civil
Se você está passando por essa situação, estamos à disposição para ajudar.
Somos um escritório de advocacia em Londrina especializado em direito civil, digital, empresarial e tributário.
Nossos advogados atendem em Londrina e em todo o país.
16 respostas para “Pai Biológico Quer Registrar Filho Já Registrado”
Olá, uma mulher disse que eu sou o pai do filho dela, no entanto eu iria arca cm a responsabilidade msm na epoca eu sendo de menor e ela de maior, eu iria registrar a criança, entao pedir o exame de DNA, depois que pedi ela alegou que tinha supostamente voltado cm seu ex, e que iria dizer que o filho era dele, pois tinha medo dele fazer algo cm ela, em prol disse eu tb n fiz nada. Passaram anos e ela continuou afirmando que o menino era meu filho e falava pra todos so nao para o marido dela, ela me procurou 3 anos depois ainda cm seu atual marido e ele ja sabendo que provavelmente o menino n era dele, mas estar registrado no nome dele, eu disse pra ela ir procurar os direitos dela somente. Pois ela nunca fez questao deu registrar o menino so queria dinheiro escodido.
Bom dia. Caso queira ter certeza de que é pai da criança, você pode entrar com pedido de investigação de paternidade.
casos em que o pai socioafetivo está registrado como genitor na certidão e o filho maior de idade tem o desejo de incluir o pai biológico, tal situação também pode ser corrigida, sem haver a necessidade de remover um para incluir o outro ? Qual ação deve se tomar ?
Paternidade socioafetiva certidão com dois pais resolveria está questão
Alguém em quem confio muito registrou minha filha, foi um pedido, já que eu não queria contato com o pai da minha filha, porém, o pai dela descobriu sobre ela, e agora quer registrar.. como prosseguir?
Bom dia. Há a possibilidade de manter os dois registros.
Caso faça o registro do pai biológico após o DNA , preciso inserir o sobrenome dele no meu? Ou pode só constar como pai biológico? Não gostaria de ter que alterar todos documentos, mas gostaria de registrar o nome do pai biológico para que este esteja na certidão de nascimento do filho, como verdadeiro avô
Bom dia. Em regra, não precisa colocar todos os sobrenomes.
Boa noite..
O pai biológico do meu filho.. reapareceu e pediu o exame de DNA.. quando ele nasceu não quis saber dele ..e ele já foi registrado por um grande amigo..
Posso fazer o exame..e não querer deixá-lo registrar meu filho…
Bom dia. Se for da vontade do pai, sim.
Bom dia.
Depois de 26 anos afastado de minha filha fiz exame de DNA e deu positiva a paternidade, o pai afetivo consta no registo de nascimento.
Como fazer para incluir meu nome de pai biológico na certidão de nascimento dela?
Já que essa inclusão e nossa vontade.
Boa noite, casei com um homem tive duas filhas ele alega não ser o pai ,e também não quer pagar pensão já faz 14 anos de pensão atrasada nesse caso eu posso cobrar pensão mesmo eu sabendo que elas não e filha dele
Olá tenho certeza da paternidade de uma criança, porém a mãe sempre negou de fazer o DNA e deixar eu ter contato com a criança pois na época ela mentiu dizendo ser solteira. Hj nem está com o suposto pai da criança e muito
Menos vejo ele presente como pai para criança já 4 anos venho tentando de forma amigável contato para resolver isso mas ela se maga morre negando ser minha filha e tbm não aceita fazer o teste. Nesse caso consigo judicialmente conseguir esse teste mesmo a mãe negando?
Quero registrar minha filha com o nome do pai biológico como fazer ela foi registrada com nome de outra pessoa mais minha filha não tem vínculo com ele não cresceu com
Nesse caso, você precisa de um advogado para entrar com um processo.
A 4 anos atrás fui atrás do pai biológico da minha filha e ele disse que não queria saber dela, apenas se fosse um menino. Passei 2 anos atrás dele pedindo para irmos registra-la no nome dele e ele nunca nem sequer deu importância, me casei novamente e agora ela tem o nome do meu marido e o pai dela começou a nos procurar. Eu não quero que ele registre por vários fatos, o que eu poderia fazer ? Tenho várias provas dele negando paternidade e fora que tô bloqueada em todas as redes sociais
Gostaria de algumas informações será q vocês podem me ajudar