Fizeram um PIX do meu celular roubado: e agora?

Fizeram um PIX do meu celular roubado: e agora?

Fizeram um PIX do meu celular roubado: e agora?

Infelizmente, em nosso país, furtos (e fraudes decorrentes deles) são comuns. Se você nunca passou por uma situação como essa, tenho certeza que conhece alguém que já tenha passado. Por isso, hoje responderemos: o que fazer se os ladrões fizerem um PIX do meu celular roubado?

Nesse texto, vamos analisar um julgado recente to TJ/SP e comentar sobre a responsabilidade do banco. Afinal, o banco deve ressarcir o valor à vítima?

Em todo caso, é uma situação delicada. Então, também daremos dicas para evitar esse tipo de situação.

Por isso, continue lendo o texto para entender como proceder nesses casos.

O banco será responsabilizado?

Bom, primeiramente, vamos comentar o julgado que nos fez pensar nesse texto.

Trata-se de uma ação de reparação de danos interposta por uma mulher que, após ter seu telefone celular furtado, perdeu R$ 10.000,00.

Isso pois o criminoso fez um PIX de R$ 8.000,00 para sua conta bancária, através da conta da vítima, enquanto os outros R$ 2.000,00 sumiram.

Após realizar o boletim de ocorrência, a vítima procurou a justiça para reaver os valores, bem como, exigir mais R$ 6.000,00 a título de indenização por danos morais.

Após a contestação, os pedidos foram julgados improcedentes.

A juíza do caso entendeu que o banco não deve ser responsabilizado, uma vez que o crime ocorreu fora de suas dependências, além de não haver indícios de falha por parte da instituição financeira.

Afinal, nas palavras da julgadora, a situação foi “lastreada em conduta exclusiva de responsabilidade de terceiro, o que afasta a responsabilização do banco sobre o evento.”

Ou seja: se não ficar comprovada falha de segurança (ou de prestação de serviço) por parte do banco, não tendo concorrido para a consumação do fato, o banco não será responsabilizado.

Nossas dicas

Como mencionamos, casos como esse são, infelizmente, comuns. Por isso, previna-se.

E, para te ajudar, separamos algumas dicas. Confira:

  • Coloque uma senha no seu aplicativo do banco. Essa opção está disponível em todos os apps, e pode ser facilmente configurada;
  • E, relacionado a isso, lembre-se: nada de senhas óbvias. 1234 é coisa do passado;
  • Aliás, vale mencionar que a senha deve ser memorizada. Caso você não consiga, anote em um papel e guarde em um lugar seguro na sua casa. Não deixe suas senhas dando mole no bloco de notas do seu celular;
  • Ainda sobre isso, seja criativo. Procure configurar senhas diferentes para cada app (e para cada cartão também).

Essa etapa de segurança depende apenas de você. Afinal, como vimos, em casos como esse, a responsabilidade será só sua.

Se ficou alguma dúvida, fique a vontade para nos enviar uma mensagem através do link abaixo.

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