Posso vender cota em multipropriedade?

Posso vender cota em multipropriedade?

Posso vender cota em multipropriedade?

O texto de hoje tratará sobre um assunto que cada vez mais ganha notoriedade no Brasil, uma prática que há anos existe em outros países do mundo. Afinal, posso vender cota em multipropriedade?

Aliás, quais são os riscos deste investimento? É realmente válido? Se eu não quiser mais a cota, posso vendê-la?

Responderemos a essa e outras perguntas nesse texto.

Por outro lado, se quiser saber TUDO sobre multipropriedade, acesse esse post.

Então continue acompanhando-o para saber mais detalhes.

O que é

Antes de mais nada, explicaremos sobre o conceito de multipropriedade. Afinal, nem todos podem conhecê-lo.

A multipropriedade é um tipo de investimento no qual o sujeito compra uma cota em um imóvel, geralmente localizado em resorts, clubes e condomínios.

Assim, o sujeito divide a propriedade do imóvel com outras pessoas, sendo que cada um destes poderá usufruir do bem em diferentes dias do ano.

As propostas brilham aos olhos das pessoas, com promessas de férias incríveis ao lado da família em um lugar paradisíaco. Mas será que vale mesmo a pena?

Bom, isso vai de cada um. Mas, é claro, alguns cuidados devem ser tomados.

Cuidados

Como qualquer outro negócio, a compra de cotas em multipropriedade possui riscos. Mas, como veremos, as práticas de captação de clientes são ainda mais incisivas nesta modalidade.

Isso porque o vendedor apenas preocupa-se em vender, e, para tanto, oferece brindes, bebidas, ingressos e outras regalias aos compradores. Tudo isso para convencer os clientes de que aquele é um bom negócio.

Aliás, o mais importante, neste ponto, é a questão contratual. Isso pois os instrumentos, na grande maioria das vezes, possuem cláusulas abusivas, lesivas ao consumidor.

Existem depoimentos de pessoas que nunca receberam uma cópia do contrato, e, portando, não sabem de quaisquer condições lá previstas, como a quantidade e o valor das parcelas, encargos, prazos, entre outros.

Outros instrumentos são entregues incompletos aos compradores, mais uma vez, colocando-os em situação de desvantagem.

Aliás, vale dizer, sobre essa relação incide o Código de Defesa do Consumidor. Inclusive, o consumidor terá direito ao arrependimento, a ser exercido no prazo de 7 dias.

Contudo, passados esses 7 dias, o cliente terá que procurar outros meios para rescindir o contrato, caso queira. Nesse caso, como prosseguir?

Posso vender cota em multipropriedade?

Em primeiro lugar, sim. Você pode vender a sua cota para um terceiro.

Neste caso, não há a necessidade de se informar os demais proprietários, podendo se realizar a venda tranquilamente.

Porém, ressaltamos a necessidade de se fazer constar a declaração de inexistência de débitos referente à fração de tempo no momento de sua aquisição.

Sobre Nós: Escritório de Advocacia em Londrina especializado em Direito Civil

Se você está passando por essa situação, estamos à disposição para te ajudar.

Somos um escritório de advocacia em Londrina especializado em direito civil, digital, empresarial e tributário.

Nossos advogados atendem em Londrina e em todo o país.

Entre em contato.

14 respostas para “Posso vender cota em multipropriedade?”

  1. Boa tarde.

    Tenho uma Cota Imobiliária e já pago a 4 anos, ainda restam 4 anos, como faço para transferir ou vender essa cota…??

  2. Boa noite comprei uma cota e ainda estou no prazo de 7 dias! No calor do momento acabei comprando porém chegando no hotel fui ler contrato e vi muitas cláusulas me desfavorecidos e pesquisando vi muitas reclamações! Já mandei msg email e whats solicitando cancelamento! Porem devo fazer o mesmo por outro caminho? No código fala por escrito via correio ou não teria esse necessidade! Até abrir uma reclamação no reclamaria.com para registrar minha vontade!

  3. Bom dia.
    Comprei cotas em 2 empreendimentos, uma no ano passado e outra mais recente, e gostaria de me desfazer de uma delas porque acabou pesando no orçamento. Qual melhor forma para vender ou devolver?
    Desde já agradeço.
    Att,

    1. Bom dia. Tudo bem? A venda costuma ser difícil e muitos clientes não conseguem realizá-la. A orientação seria a rescisão do contrato. No entanto, a senhora deve se atentar ao contrato para isso.

  4. Olá
    Comprei uma fração imobiliária a vista mas o hotel ficará pronto no final de 2024, sabe me dizer se posso usá-lo como entrada na compra de um apartamento em construção? Ou só após a entrega da documentação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *