A taxa de abertura de crédito é ilegal? Venha conferir neste post.
Com a atual crise financeira, muitos dos nossos clientes têm recorrido a financiamentos e empréstimos. O dinheiro de rápido acesso permite que muitos sonhos se iniciem. Além disso, não é incomum que esse valor auxilia na quitação de dívidas realizadas.
No entanto, como bem sabemos, há cuidados necessários quando o assunto é contrato bancário. As letras são pequenas e as cláusulas extensas. Assim, o que era para ser uma solução para o consumidor, acaba se transformando em um verdadeiro tormento.
Nesse sentido, um dos pontos que se torna problema para os consumidor é a Taxa de Abertura de Crédito. Porém, você sabe se essa taxa é legal e se pode ser cobrada? Nos acompanhe até o final para descobrir!
Taxa de Abertura de Crédito é Ilegal?
Em primeiro lugar, vale lembrar que a Taxa de Abertura de Crédito (TAC) é uma cobrança que a instituição financeira faz quando um crédito é utilizado.
Por exemplo, quando se solicita um empréstimo ou financiamento.
O objetivo principal era restituir os bancos pela oferta desse crédito aos clientes e tinha pagamento mensal.
Porém, devemos alertar você: essa cobrança passou a ser ilegal desde 2008.
Mas isso não significa que as cobranças desapareceram. Isso porque muitas instituições continuaram a cobrar esses valores.
Assim se decidiu porque a cobrança de juros já era meio suficiente para que o banco tivesse sua remuneração. Além disso, essa disposição vai de encontro ao CDC.
Por isso, sempre alertamos nossos clientes a avaliarem corretamente seus contratos, para se certificar que não há cobranças indevidas.
Sobre Nós: Escritório de Advocacia em Londrina especializado em Direito do Consumidor
Se você está passando por essa situação, estamos à disposição para ajudar.
Somos um escritório de advocacia em Londrina especializado em direito civil, digital, empresarial e tributário.
Nossos advogados atendem em Londrina e em todo o país.