Voo cancelado: o que fazer?
Atrasos e cancelamentos de voos são comuns, e podem ocorrer por diversos fatores. Entretanto, as preocupações também são muitas. Você sabe o que fazer se seu voo for cancelado?
Aliás, em caso de atraso ou cancelamento de voo, você sabe quais são seus direitos? Se a resposta for não, te apresentamos a solução.
Nesse texto você descobre detalhes sobre o que pode ser feito em caso de atraso de voo. Reunimos todos seus direitos para você nunca mais ser passado para trás pelas companhias aéreas.
O que fazer?
Bom, em suma, as regras de cancelamento de um voo são muito parecidas com as do atraso, que mencionamos no post destacado acima.
Em primeiro lugar, a empresa deve avisar imediatamente aos passageiros sobre o atraso do voo, mantendo-os informados, inclusive por escrito, se solicitado pelo passageiro.
No caso de cancelamento do voo, o passageiro deverá se dirigir ao balcão de atendimento da empresa, podendo solicitar, sobretudo:
- O reembolso da passagem (no prazo de 7 dias);
- A remarcação do voo para data e horário que achar melhor, sem custos adicionais;
- O embarque no próximo voo da empresa, contudo, se houver lugar, para o mesmo destino.
Vale dizer que, nos termos do artigo 25 da Resolução nº 400 da ANAC, os casos de cancelamento de voo não se confundem com a alteração contratual programada pela empresa.
A empresa deve, ainda, prestar assistência material aos passageiros, ou seja, oferecer meios de comunicação, alimentação e transporte, a depender do caso.
Aliás, o reembolso de voo não utilizado se dará da seguinte forma:
- Integral, se solicitado no aeroporto de origem, de escala ou conexão, assegurado, nestes 2 últimos casos, o retorno ao aeroporto de origem;
- Proporcional ao trecho não utilizado.
Outras considerações
Por fim, vale dizer que o overbooking, ou seja, a venda de bilhetes a mais do que comporta a aeronave, também enseja reparações financeiras. Você sabia?
Para saber mais detalhes, acesse esse nosso outro post. Basta clicar aqui.
Ainda nesse sentido, o que acontece se eu perder uma reunião pois o voo atrasou? Eu posso pedir indenização, por exemplo?
Respondemos a tais perguntas aqui.
Ademais, se você já passou por isso que não conseguiu resolver junto à empresa, pode ser preciso mover uma ação judicial.
Neste caso, tenha certeza que está bem assessorado.
Por fim, se restou alguma dúvida, fique a vontade para nos enviar uma mensagem através do link abaixo.
E, aliás, não deixe de conferir os outros posts do nosso blog. Para acessá-los, basta clicar aqui.
Sobre Nós: Escritório de Advocacia em Londrina especializado em Direito Civil
Se você está passando por essa situação, estamos à disposição para te ajudar.
Somos um escritório de advocacia em Londrina especializado em direito civil, digital, empresarial e tributário.
Nossos advogados atendem em Londrina e em todo o país.