Filho adotivo tem direito à herança da família biológica?
Em primeiro lugar, é muito importante saber também se a criança adotada tem direito à herança da família nova. Isto é de extrema importância visto que é uma pessoa que precisa de uma proteção e de algum amparo. À vista disso:
Filho adotivo tem direito à herança da família nova?
Quando se adota uma criança ela tem o direito de participar da herança da nova família. Isto porque a adoção faz com que a criança adotada desenvolva um novo vínculo com as pessoas que a adotou.
Dessa maneira, ocorre o fortalecimento de afetos entre eles. Sendo assim, há o nascimento daquele sentimento intrínseco de cada ser humano: O Amor. Por conseguinte, este carinho, segundo muitos estudiosos, é o ponto chave para gerar direitos e obrigações.
Entre outros, é como se este afeto ligasse uma reação em cadeia em que várias consequências jurídicas são chamadas para atuarem na relação familiar. Nesse sentido, uma das consequências é o direito sucessório. Este chega em cena e diz: “A criança adotada tem direito em participar da herança da nova família”
Isto posto, podemos falar agora se o filho tem direito de participar da herança da família antiga.
Filho adotivo tem direito à herança da família Biológica?
Seja como for a relação do filho adotivo com os pais anteriores, a resposta da pergunta é não. Só para complementar, Filho adotivo não tem direito à herança da família anterior uma vez que, para o direito, não há mais um vínculo afetivo que sustente a sua participação na herança da família antiga.
Ainda mais, a decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios diz a mesma coisa em relação à criança adotiva e a sua não participação na herança da família antiga. Dê uma olhadinha no que ele diz:
Em resumo, a criança adotada possui o direito de participar da herança dos pais novos. Contudo, a herança da família antiga já são águas-passadas para o adotado.
E você? já vivenciou uma situação dessas com a família? comenta aqui.
Aliás, caso tenha interesse, veja nossos outros conteúdos, clique aqui.
Sobre Nós: Escritório de Advocacia em Londrina especializado em Direito Civil
Se você está passando por essa situação, estamos à disposição para auxiliá-la.
Somos um escritório de advocacia em Londrina especializado em direito civil, digital, empresarial e tributário.
Nossos advogados atendem em Londrina e em todo o país.

9 respostas para “Filho adotivo tem direito à herança da família biológica?”
Tenho uma suposta “suposta irmã” por parte de pai registrada no nome do irmão do meu pai desde que ela nasceu e tb criada por ele.. a mesma já recebeu herança do pai de registro.. agora ela está chamando o pai de verdade de pai que no caso é o meu pai.. depois de 40 anos.. ela tem direito à herança tb?
Boa tarde. Se houver a comprovação de que é filha dele, é possível que ela peça a participação na herança. Há alguma documentação do seu pai para ela?
Mas, em regra, não haveria direito.
Olá, eu fui adotada e criada pela irmã do meu pai biológico. O mesmo morreu a muitos anos mas ele tem direito a herança da minha avó q também morreu eu posso ter algum direito a essa herança?
Boa tarde. Caso você tenha sido de fato adotado, via de regra, não há direito.
Eu tenho um irmão que faleceu e não deixou nenhum herdeiro, mas tínhamos em comum uma irmã por parte de mãe , só que a mesma é adotada por outra família, gostaria de saber se ela tem direito na herança dele junto comigo?
Bom dia Dr Vitor!
Tudo bem?
Meu prezado, se adotada em questão foi abandonada ainda muito pequena – criança – sem ninguém saber sua origem e/ou descendência, e depois de passados 40 anos, ela consegue descobrir quem são seus pais, esta adotada teria – eventualmente – direito a herança da família biológica? E quanto a família adotante? Também teria direito?
Grato,
Abraços!!
Bom dia. Em tese, teria direito à herança da família adotiva.
Boa tarde Dr, gostaria de saber se meu filho
Tem direito de morar na casa que meu pai deixou de herança para mim e minhas irmãs, a casa está vazia,ou tem que pagar aluguel?
Bom dia!
Tenho uma filha que só tenho a guarda dela, a partilha da herança do seu pai biológico já foi feito, só falta vender os bens para ela receber a parte dela. Se eu fizer a adoção dela, mesmo o processo de partilha já ter terminado, só falta vender os bens para ele receber a parte dela, mas se eu fizer a adoção antes disso, ela perde o direito à herança do pai biológico?