Avaliação negativa em site gera indenização?

Avaliação negativa em site gera indenização?

Avaliação negativa em site gera indenização?

É fato que comentários positivos sobre uma loja geram mais confiança nos consumidores. Mas e se a avaliação é feita de forma negativa em um site? Gera indenização?

É o que vamos responder no texto de hoje.

Aliás, no nosso blog você encontra outros textos super explicativos. Para acessá-lo, clique aqui.

Então, continue acompanhando para entender melhor o assunto.

Avaliações e comentários negativos

Quando compramos algo, esperamos que o produto seja de qualidade. Ou, ao menos, condizente com o preço pago.

Mas, quando o produto não alcança a expectativa, é natural que o cliente se sinta frustrado, lesado, ou mesmo, enganado.

Por isso, recorrem à página online da empresa (ou de terceiros) para fazer reclamações e expressar a frustração. Mas então, esses comentários  podem gerar ao consumidor dever de indenizar?

A resposta é não. O consumidor não terá de indenizar uma empresa por comentários negativos referentes a produtos ou serviços, desde que esses não sejam exagerados. 

Vale dizer, também, que o comentário não pode ser excessivo ou desrespeitoso. Ele pode conter tão somente a crítica do consumidor.

Vamos mostrar um exemplo, para ficar mais simples.

Você vai a um restaurante com a sua família, para comemorar uma data especial. Chegando lá, o garçom é rude. Mas, mesmo assim, vocês decidem jantar naquele local.

A comida demora muito para chegar. Quando chega, o pedido veio errado.

Chegando em casa, você avalia o restaurante em sua página do Facebook, ou mesmo, no Google. Comenta que o atendimento foi ruim, que o pedido veio errado e que demorou muito para ser servido.

Nesse caso, você está exercendo seu direito à liberdade de expressão, apenas comentando sua experiência.

Porém, se em uma página virtual você xingar, diminuir ou ofender o restaurante, poderá ser processada pelo estabelecimento.

Ou seja: entenda os limites. Não ache que uma empresa é obrigada a suportar qualquer tipo de insulto. Afinal, alguns comentários podem acabar com a sua imagem.

Situações como essa podem fazer os consumidores perderem a confiança em uma empresa; assim, comprovado o dano, surge o dever de indenizar.

Aliás, muitas pessoas escolhem restaurantes, bares e lojas pelas avaliações.

E se a avaliação conter xingamentos?

Bom, nesse caso, a situação é diferente.

Se o consumidor se expressa através de xingamentos, difamando a imagem da empresa, então pode ser condenado a indenizá-la. Isso pois as empresas, assim como as pessoas, possuem direitos.

E, em casos como esse, as empresas teriam sua honra objetiva e sua imagem lesadas.

Comentamos mais sobre esse tema em outro texto. Para mais detalhes basta acessá-lo, clicando aqui.

Outra situação comum ocorre quando uma pessoa que sequer consumiu algo da empresa faz comentários negativos online com uma única finalidade: difamá-la.

Seja pelo fato de ter problemas pessoais com o empresário, seja por uma questão de concorrência, isso acontece.

Em resumo:

O consumidor pode se expressar sobre o serviço ou produto adquirido, seja na página da empresa, em seu perfil pessoal ou no site do Google, por exemplo.

O comentário pode ser negativo, mas não ofensivo.

Caso a empresa seja lesada pelo comentário, poderá pedir indenização por danos morais contra o consumidor, desde que comprove o dano.

Por fim, vale dizer que a situação pode mudar de caso em caso, a depender do tom do comentário.

Em um processo, mesmo sem intenção de lesar outra pessoa, um sujeito pode ser condenado. Se a responsabilidade for objetiva, independerá de culpa.

Por isso, tome cuidado com o que você posta na internet.

Se ficou alguma dúvida, fique a vontade para nos enviar uma mensagem pelo link abaixo.

Sobre Nós: Escritório de Advocacia em Londrina especializado em Direito Civil

Se você está passando por essa situação, estamos à disposição para te ajudar.

Somos um escritório de advocacia em Londrina especializado em direito civil, digital, empresarial e tributário.

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8 respostas para “Avaliação negativa em site gera indenização?”

  1. Eu comprei um aparelho auditivo com garantia de 4 anos discriminado na nota fiscal. Como eu briguei com a fonoaudióga que vendeu o o aparelho, parei de ir lá e passei a fazer os ajustes com outros fonos. Mas agora, a 1 mês de completar os 4 anos, o fabricante não quer fazer a revisão porque só faz por 2 anos, que é a garantia do fabricante. E a fono que vendeu o aparelho disse que só mandaria o aparelho para conserto se tivesse peça quebrada. Que para fazer a revisão sem nada quebrado eu preciso pagar. Posso reclamar na Internet?

  2. Realizei uma avaliação no Google insatisfeita pelo atendimento e serviços prestados por uma imobiliária.
    O oficial de justiça foi até a minha casa, eles estão processando o meu marido por danos morais.

    Como posso saber se o meu comentário é ofensivo ao ponto de gerar um processo?
    Eu fiz a avaliação e eles podem processar o meu esposo?

    Fico no aguardo do contato de vcs, preciso de uma orientação.

    Sirlei

  3. Chamar o atendende/garçom de palhaço, dizer que foi palhaçada o que ele fez, gera indenização? O processo é acolhido de forma negativa contra o consumidor ? Bom dia, desde já agradeço!

  4. Tenho uma dúvida. Um usuário que é concorrente da minha empresa (Possui empresa do mesmo ramo) entrou no perfil publico da minha empresa no Google e avaliou de forma negativa “Uma estrela”, nesse caso demonstrando interesse em prejudicar a reputação do meu comércio, isso me dá o direito de indenização por danos morais haja visto que o mesmo não se utiliza dos meus serviços? Ou ao menos eu posso exigir a retirada da nota negativa?

  5. Fiz uma avaliação de um restaurante, onde a comida estava fria, a carne dura, e o garcon demorava um monte, e pra piorar paguei bem caro para duas pessoas e meu filho de 2 anos na época..
    Porque meu chefe prestava serviços para ele , veio me chingar , falando que queimei a empresa dele..
    Na avaliação não fiz nenhum comentário absurdo..
    E mais.. se avaliação positivo ninguém vem lhe agradecer, ou da uma cortesia,
    Porque se você passa por uma experiência horrível e dá um feedback ruim , a empresa vem te chingar..
    Não faço mas avaliação no Google, porém nunca mais vou lá, e quem me pergunta falo que é péssimo e caro…preço por pessoa 44.00 reais

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