Filho tem que ficar com o pai nas férias?
Com o período de férias escolares se aproximando, os pais têm de se programar para dedicar mais tempo aos pequenos. Mas e se eles forem divorciados? O filho tem que ficar com o pai nas férias?
Com quem o menor deverá passar o período festivo de final de ano?
Responderemos a esta e a outras perguntas a seguir. Por isso, continue lendo o texto para saber mais detalhes.
Aliás, você sabe se o seu filho precisa de autorização para viajar? Se a resposta for não, recomendamos que acesse esse texto para saber o que fazer.
Mas vamos à questão principal desse texto.
Com quem a criança deve ficar nas férias?
Bom, antes de mais nada, vale dizer: não há uma regra ou uma lei que defina, pontualmente, se a criança deve ficar com o pai ou com a mãe no período de férias.
O que ocorre, na prática, são acordos feitos entre os pais. Isso significa que ambos os genitores devem chegar a um acordo acerca de quem ficará ao lado da criança nas férias, feriados e datas festivas de final de ano.
Neste caso, uma boa relação entre os pais é muito importante. Afinal, caso as partes não cheguem a um acordo, a discussão terá de ser levada ao judiciário, para que, então, um juiz decida.
Mas, como sempre, deve prevalecer o melhor interesse da criança, priorizando a sua boa relação com ambos os genitores.
Recomenda-se, portanto, que, se um dos pais passou mais tempo com o menor no decorrer do ano, o outro possa passar mais dias com a criança neste período de férias, pois, desta forma, o vínculo afetivo e emocional não restará prejudicado.
As partes podem acordar, também, que o menor passe uma semana (ou um fim de semana) inteira com genitor.
Como se vê, as partes têm autonomia para decidir o que será melhor para si e para o filho, e, para tanto, devem usar do bom senso.
Entretanto, é sempre importante guardar conversas que versem sobre as estipulações caso um dos genitores descumpra as condições.
Por fim, se restou alguma dúvida, fique à vontade para nos enviar uma mensagem através do link abaixo.
Sobre Nós: Escritório de Advocacia em Londrina especializado em Direito Civil
Se você está passando por essa situação, estamos à disposição para te ajudar.
Somos um escritório de advocacia em Londrina especializado em direito civil, digital, empresarial e tributário.
Nossos advogados atendem em Londrina e em todo o país.
Uma resposta para “Filho tem que ficar com o pai nas férias?”
Bom dia me chamo Tatiana esses dias falei com o pai dos meus filhos para eles passar uma semana com eles mas como ele tem mulher e uma filha com ela ela se nega a querer e ele trabalha e não quer ter tempo com os