Será que a LGPD vai “pegar”?
A Lei Geral de Proteção de Dados, mais conhecida por sua sigla “LGPD”, surgiu para regular toda e qualquer atividade que envolva dados pessoais,
Assim, transferências, armazenamentos de dados serão regulados pela lei.
Dados e as Empresas
É claro que todas as empresas usam dados de certa forma.
Além disso, a lei não menciona apenas os dados de clientes e consumidores.
Dessa forma, a proteção de dados também abarca os dados dos funcionários.
Ademais, a lei não especifica sobre dados físicos ou online.
Sejam empresas digitais ou físicas, de forma tradicional, a LGPD serve para todas.
Então, praticamente todas as empresas deverão se adequar ao que ela estabelece.
Por exemplo, a pessoa tem uma loja virtual (E-commerce) e no site não há uma Política de Privacidade.
Isso já é um erro grave.
Da mesma forma, quando o documento não está em linguagem clara – essa empresa com certeza não esta observando o que a LGPD dispõe e precisa se adequar.
Já no caso de uma empresa física, há vários dados pessoais para o seu funcionamento.
Por exemplo, escritórios de contabilidade.
Os arquivos físicos também devem ser assegurados com cópias e controle de acesso, por exemplo.
Apesar de seu papel fundamental, há alguns problemas: falta de conscientização daqueles que serão afetados e ignorância sobre sua necessidade e impacto.
Há muito desconhecimento sobre a existência dessa Lei, e, aqueles que sabem que ela existe, acreditam que ela não vai “pegar”.
Mas, como vemos em sites como reclame aqui, os consumidores já estão se atentando à lei e reivindicando seus direitos.
E você, acha que a LGPD vai pegar ou não?
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