Open Banking: o que é?
Você já ouviu falar nesse serviço? Ou quer saber mais sobre o tema? Então continue lendo o texto para saber mais sobre o Open Banking!
Traduzido, o termo seria algo como “banco aberto” ou “sistema bancário aberto”. O sistema está em fase de estudos, de desenvolvimento ou já em vigor em países norte americanos, europeus e asiáticos.
O que é?
O Open Banking, nada mais é que um sistema de compartilhamento de informações e serviços dentro do próprio sistema financeiro nacional.
Nele, você pode consultar o valor de um empréstimo em um banco em que não possui conta, por exemplo, sem pagar nada por isso.
Todas as instituições financeiras e de pagamento participantes do Open Banking foram autorizadas pelo Banco Central. Você pode conferir a lista dos participantes no site oficial do sistema, clicando aqui.
Aqui, os consumidores escolhem com quem e por qual prazo seus dados serão compartilhados com as instituições financeiras, garantindo, assim, maior autonomia a eles.
O compartilhamento de dados entre as instituições será padronizado e realizado de forma criptografada.
Aliás, o sistema está em conformidade com a Lei do Sigilo Bancário e com a LGPD, garantindo um grande nível de segurança aos dados dos clientes.
Isso pois todos os compartilhamentos são feitos após o consentimento do cliente, de forma digital. Para tanto, o API, software utilizado para as transações, garante que estas sejam feitas de maneira sigilosa.
Vale dizer que, prezando pela segurança, o sistema deleta os dados do cliente em 12 meses, caso o consumidor não o faça antes. Afinal, como o cliente escolhe os dados que deseja compartilhar, fica livre para, também, decidir quando interrompê-lo.
Recentemente fizemos um texto sobre a política de proteção cibernética, tema relacionado ao Open Banking. Afinal, o principal objetivo do sistema é proteger os dados de seus clientes.
Você pode ler o texto clicando aqui.
Ademais, nesse texto, explicamos melhor a relação entre a LGPD e os bancos.
Fases de Implementação
A implementação do sistema foi dividida em 4 fases, todas previstas para início no ano de 2021.
Veja abaixo quais são:
Ambiente Competitivo
De fato, o Open Banking cria um serviço mais personalizado aos clientes, da mesma forma que amplia as possibilidades de negócios.
É certo que isso cria um ambiente mais competitivo entre as instituições, de modo a as incentivarem a oferecer um serviço melhor, e, até mesmo, mais baratos.
Por isso, entendemos que o Open Banking será muito benéfico aos clientes, assim, facilitando e melhorando os serviços oferecidos.
No site oficial do Open Banking você encontra mais informações sobre o tema, bem como notícias e eventos.
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