Imobiliária pode se recursar a receber as chaves do imóvel?

Imobiliária pode se recursar a receber as chaves do imóvel?

Em que cenário Imobiliária pode se recursar a receber as chaves do imóvel?

Em primeiro lugar, uma questão que pode surgir ao final de um contrato de locação é se a imobiliária pode se recusar a receber as chaves do imóvel.

Vamos explorar os principais motivos de recusa da imobiliária a receber as chaves do imóvel e as medidas para resolver possíveis impasses.

  1. Inadimplência no Pagamento do Aluguel: Uma das razões mais comuns para a recusa da imobiliária é a inadimplência no pagamento do aluguel. O contrato de locação estabelece claramente as obrigações financeiras do locatário, e a falta de pagamento pode levar à retenção das chaves até a quitação do débito.
  2. Danos ao Imóvel Além do Desgaste Normal: Se o imóvel apresentar danos que vão além do desgaste natural, é possível a recusa da imobiliária em receber as chaves até que o fim dos reparos ou de um acordo financeiro. Assim, é crucial que ambas as partes estejam cientes das condições do imóvel no momento da devolução das chaves.
  3. Itens Faltando ou Danificados: O não retorno de itens fornecidos com o imóvel, como chaves reservas, controles remotos e outros acessórios, pode ser motivo para a recusa da imobiliária em aceitar as chaves. Além disso, se esses itens estiverem danificados, a imobiliária exigirá a reparação ou reposição antes de receber as chaves.
  4. Descumprimento de Cláusulas Contratuais: Caso o locatário não tenha cumprido outras cláusulas específicas do contrato de locação, a imobiliária pode se recusar a aceitar as chaves até que essas obrigações sejam atendidas. Assim, é crucial revisar o contrato para entender completamente os termos acordados.
Conclusão:

Em primeiro lugar, em situações em que imobiliária pode se recursar a receber as chaves do imóvel a melhor abordagem é buscar uma resolução amigável.

A comunicação transparente entre as partes é fundamental, e, se necessário, a orientação de profissionais jurídicos pode ser buscada para garantir que os seus direitos.

Por isso, ao compreender os motivos por trás da recusa, podemos encontrar soluções adequadas para ambas as partes envolvidas.

Aliás, se você se interessa pela temática imobiliária, não deixe de acompanhar a nossa seção sobre o tema. 

Sobre Nós: Escritório de Advocacia em Londrina especializado em Direito Imobiliário

Se você está passando por essa situação, estamos à disposição para ajudar.

Somos um escritório de advocacia em Londrina especializado em direito civil, digital, empresarial, tributário e imobiliário.

Nossos advogados atendem em Londrina e em todo o país.

Entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.